Blog
Está no ar a nova pesquisa da SFT – aberta à participação de todos
A Société Française des Traducteurs (SFT) publica anualmente uma extensa pesquisa sobre tarifas e práticas do mundo da tradução, que já comentei neste blogue. Esta pesquisa é muito importante pois dá importantes pistas para os profissionais sobre o estado do mercado no qual atuam (e de forma geral, o mercado europeu de tradução), em particular no quesito das tarifas praticadas por seus colegas. Cientes da internacionalização da profissionalização e do fato dela não ser regulamentada (nem aqui e nem na França), a SFT integra tradutores que não estejam na França e/ou não sejam franceses (=não trabalhem necessariamente com francês) em seus dados, para tentar refletir a realidade do mercado globalizado. A SFT tampouco requer que os respondentes sejam filiados à associação.
Esta pesquisa está no ar anualmente e pode ser respondida por qualquer profissional de tradução/interpretação, seja ele ou não filiado à associação. A presente pesquisa (referente ao ano profissional 2010) fica no ar e pode ser respondida em cerca de 15 minutos até o dia 18/05/2011.
Infelizmente, em edições passadas, muitos países não tiverem coro suficientemente expressivo para que os dados obtidos possam ter representatividade indicativa para os profissionais, notadamente o Brasil. Por isso, encorajo meus amigos e colegas tradutores a responder a pesquisa da SFT, que pode ser acessada aqui. A grande crítica que faço à SFT: só está disponível em francês…
_________________________________________
Este é o comunicado da SFT de lançamento da pesquisa 2010.
Quem quiser pode acessar os resultados detalhados das pesquisas anterior pode fazê-lo aqui.