Blog
Modelo de Contrato de Prestação de Serviços
Decidi formar e liderar um Grupo de Trabalho, no âmbito da lista de intérpretes de Brasília, voltado para a redação de um Modelo de Contrato de Prestação de Serviços.
Tradutores e intérpretes foram historicamente desunidos e desorganizados em Brasília. Isto os prejudicou hoje e sempre enquanto categoria; mas embora isto dê aparentemente mais poder aos contratantes, também gera prejuízos para estes. Em nossa análise, isso se deve entre outros à tradicional falta de formalização do acordo acertado entre as partes. De fato, a mobilização de profisionais costuma ser feita através de simples telefonema ou no máximo email sumário. Ao contrário, a adoção sistemática de um contrato padronizado, que resguarde ambas as partes, e que se torne prática corrente, seria muito útil neste sentido, evitando uma série de problemas, tais como:
-a falta de responsabilização pelo não comparecimento de um profissional
-compromisso desmarcado de última hora, por qualquer uma das partes
-discussões posteriores à realização do serviço sobre valor a pagar
etc.
Assim, o propósito deste GT consiste em colocar à disposição, tanto dos empregadores quanto dos profissionais, um instrumento que formalize o acordo entre as partes. Esperamos que este instrumento seja amplamente adotado, se torne prática corrente e seja percebido como promovedor de uma condição de trabalho melhor, mais segura e mais formalizada.